sábado, 24 de abril de 2010

Big Picture

O interessante de um blog (e de uma coluna), segundo eu soube, é ler sobre as experiências do(a) autor(a). Por isso, resolvi escrever esse post sobre a importância de um break do "mundo real" para se organizar internamente e voltar com tudo.

Introspecção faz parte da vida e nos ajuda a crescer. Justamente por isso, sempre que você estiver se sentindo confuso, dê um tempo. Vá para a casa de um amigo, saia da rotina, conheça pessoas novas, saia da cidade ou reveja pessoas do seu passado. Vale tudo para espairecer. Com a cabeça fresca, fica muito mais fácil enxergar as soluções para os seus problemas - muitas vezes, elas estão bem na sua fuça...

No meu caso, o que funciona é ligar uma música e curtir, sabe? Soltar a imaginação, meditar ou escrever uma coluna sobre a minha confusão interna - afinal, desabafar muitas vezes ajuda também. No entanto, ultimamente, tive que dar uma escapada maior. Resolvi entrar num avião e sair do estado. Rever uns amigos que não via há uns 6 anos, reacender umas chamas, dar umas risadas, o que ofuscou muito bem os meus problemas e minhas preocupações. No final das contas, voltei mais leve, mais feliz e os problemas pareceram muito mais fáceis de se lidar.

Admito: a fuga em si pode ser um processo de enfraquecimento. O que precisamos fazer é juntar forças para enfrentar os problemas. No entanto, considero a fuga um processo de empowerment. Sair da zona de desconforto para uma zona de "reconforto" pode ser uma excelente técnica de fortalecimento das nossas estruturas, pra poder lidar com os problemas que, de perto, parecem tão assustadores. Às vezes, tudo de que precisamos é um pouco de distância do problema, menos foco, para podermos ver o quão simples ele é de se resolver ou, até, contornar.

Por isso, quando tudo parecer difícil ou impossível, tenha em mente que nada é tão ruim quanto parece quando se olha a big picture: dê um passo atrás, para poder dar dois à frente, saca? Works everytime. ;)

Concorda? Não? Dê sua opinião nos comentários!
Para saber mais sobre o que eu penso, leia meu blog pessoal.

1 comentários. Comente também!:

Anônimo disse...

Achei muito legal o seu blog, temos a mesma paixão: escrever.

Quando tiver um tempo passe no meu blog: http://gravatasolta.com.br

Abs,
Alexandre Silva