domingo, 19 de julho de 2009

Se eu fosse colunista, o tema de hoje seria "a influência dos quadrinhos na formação da criança brasileira"

Desde pequena, sempre amei as histórias em quadrinhos do Mauricio de Sousa. Acho extremamente interessante como as historinhas conseguem atingir as crianças nos pontos mais profundos de suas cabecinhas. A Turma da Mônica é a maior prova de que, ao contrário do que dizem, crianças não imitam. Nas revistinhas, nunca vi cartinhas de leitores que dissessem "Cascão, estou há um mês sem tomar banho em sua homenagem". São sempre cartas como "Cascão, adoro você, mas acho que você devia tomar banho". É incrível como os leitores mirins da Turma da Mônica conseguem absorver apenas os aspectos positivos dos personagens com que se identificam: a força da Mônica, sem a violência; a disposição do Cascão, sem o medo de água...

Outro ponto reverenciável abordado por Mauricio de Sousa são as "causas". Historinhas que abordam a preservação do meio ambiente (como várias do Chico Bento e do Papa-Capim) e a reciclagem (o Cascão é um verdadeiro partidário da causa) conseguem transmitir para as crianças a urgência das situações que estamos vivendo, de uma maneira leve e marcante. Por meio dos quadrinhos, desde cedo, as crianças podem ser influenciadas por valores que, se abordados depois, poderiam não ser assimilados tão efetivamente, sendo tarde demais para ensiná-los.

Mauricio de Sousa é uma pessoa que eu admiro demais. Consegue, em uma revistinha apenas, vencer preconceitos, alegrar as crianças e ensiná-las a contribuir para um mundo melhor. Personagens com deficiências, em suas historinhas, são pessoas fortes, cheias de amigos e muito amadas, em vez de vítimas de infortúnios. Personagens rudes ou presunçosas são desconstruídas, exibindo seu lado humano. Animais ganham voz, pedras ganham voz, causas ganham voz, ao mesmo tempo que ensinam às crianças sobre religião, humanidade e amor.
Há muito tempo, revistinhas deixaram de ser um meio de lazer. Passaram a ser aulas de cidadania. E esse professor, Mauricio de Sousa, faz um trabalho tão admirável que seria um pecado seguir chamando suas classes de RevistINHAS e suas aulas de HistorINHAS.

Quer fazer essa criancinha aqui feliz? Ajude a fazer essa coluna chegar às mãos do Mauricio!

1 comentários. Comente também!:

Allan Machado disse...

Turma da Monica Jovem até vai...
Mas cara... Ninguem merece Luluzinha Teen T_T, e ainda no estilo manga xD UAHuhuauahuauha