terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Se eu fosse colunista, o tema de hoje seria "ser colunista"

Não sei se você sabe, mas há uma grande diferença entre emprego e carreira. Aprendi isso com o Chris Rock, em um de seus shows de stand-up. Emprego é uma mera ocupação que ajuda você a se sustentar enquanto deduz como dar início a uma carreira que lhe agrade. Já a carreira, não. Quando você tem uma carreira, o tempo passa voando, você ama o que faz e não vive insatisfeito com o seu salário ou com a sua carga horária. E sabe por quê? Porque você tem uma carreira. E conforme você vai subindo no mercado de trabalho, o seu salário aumenta e a sua carga horária, bem, depende.
E não sei se você sabe, mas vagas para carreiras não ficam por aí dando sopa. Você não pode procurar por uma carreira no jornal ou na internet. A sua carreira quem faz é você. Mas a verdade é a seguinte: eu não sei o que fazer para ser colunista. Juro. Publicitária, jornalista, modelo, atriz, todo o resto, eu saberia o que fazer para chegar lá. Mas colunista?
Quer um exemplo? A Carrie, de Sex and the City. Colunista! Mas em momento algum no seriado eles mostram a trajetória que ela percorreu para chegar até lá. Afinal, o seriado É a coluna, então não teria muito propósito em mostrar o que aconteceu antes daquilo.
Meu mentor me aconselhou a começar por um blog. De fato, quantas pessoas criaram um blog, escreveram meia dúzia de baboseiras sobre o que pensavam do mundo, mas fizeram de uma maneira tão única e valiosa que foram procuradas por grandes empresas? Eu quero ser uma dessas pessoas! Por isso criei esse blog. Aqui, escreverei pequenos textos – coluninhas de minha autoria – para explorar a minha paixão por escrever e, quem sabe, ser contratada... Porque a internet é a melhor ferramenta para ajudar você a cair de pára-quedas na carreira que você está procurando. Experimenta só.

0 comentários. Comente também!: